Biorremediação

Microorganismos naturais a serviço da natureza

Desenvolvida inicialmente nos EUA, onde a explosão industrial e o conseqüente inchaço das cidades já exigiam algum tipo de solução auto-sustentável, a técnica do bio-aumento consiste no uso de microrganismos comuns na natureza, selecionados e cultivados em laboratório, para repovoar os efluentes e recuperar solos e águas contaminados e degradados.

Comprovada a possibilidade de aplicação segura dessa técnica, vários institutos e laboratórios formaram equipes altamente capacitadas para pesquisar, selecionar e testar, entre os milhares de microrganismos conhecidos, as espécies mais eficientes para cada tipo de trabalho. Tendo o cuidado de desenvolver cepas naturalmente puras, sem nenhuma possibilidade de alterações genéticas.

Os microrganismos usados nas fórmulas de nosso composto biodigestor são produzidos por um desses laboratórios pioneiros, hoje com 40 anos de experiência.

biorremediação.macroambiental

O SANEAMENTO VIVO

A natureza é perfeita: traz em si mesma a solução para todos os problemas. Mas para isso precisa ter suas leis respeitadas. O abuso continuado, com o despejo de toneladas diárias de detritos, precisa uma ação também contínua, visando não só a correção, mas também a prevenção de danos ambientais.
eficiência na degradação de resíduos orgânicos, preservação da qualidade ambiental, autossuficiência e capacidade de adaptação 

Biotecnologia

Os tratamentos biológicos baseados em microrganismos atendem plenamente a essas exigências, sendo conhecidos como biorremediação - um tipo de "remédio vivo" que se auto-reproduz para agir com a intensidade necessária na degradação da matéria orgânica presente nos efluentes.

Ao devolver um efluente limpo à natureza, a biorremediação preserva a qualidade dos cursos d’água, solos e lençóis freáticos. Esta abordagem biotecnológica é aplicada em toda a nossa linha de produtos.
como funciona a bactéria anaeróbia para fossa biodigestora

As bactérias liberam as enzimas que quebram (picotam) a cadeia molecular da matéria orgânica (contaminante) e absorvem por osmose seus nutrientes e oxigênio, deixando no efluente apenas água, CO2e sais minerais.

bactéria libera enzimas que quebram os poluentes na fossa biodigestora

Para cada tipo de matéria orgânica, será necessário um tipo de enzima específica, isto é: para degradar à celulose (papel) a bactéria irá produzir a enzima celulase. Para degradar a proteína (carne) será liberada a protease e assim por diante.

bactéria e suas enzimas eliminando os poluentes da água na fossa biodigestora

O esgoto doméstico e industrial é composto de uma enorme variedade de materiais orgânicos, consequentemente são necessárias grandes variedades de bactérias.

Benefícios


• Seu uso contínuo dispensa a limpeza mecânica das instalações. Chega de caminhão limpa fossa!

• Sistema autolimpante que trata o esgoto e descarta o efluente sem impactar o meio ambiente.

• Restaura a capacidade de digestão e a eficiência da operação sem a remoção física e dispendiosa das capas de graxas.

• Reduz em mais de 80% os coliformes fecais e outras bactérias patogênicas, saneando o ambiente e reduzindo drasticamente a emissão de gás sulfídrico e amoníaco, responsáveis pelo mau cheiro. Restaura a fluidez dos esgotos e protege de contaminações o solo e cursos d'água.

• A mistura microbiana restaura a funcionalidade ideal de encanamentos, fossas e caixas de gordura, elimina o mau cheiro, evita entupimentos e infestação de insetos;

• O uso regular dispensa a utilização de muitos produtos químicos caros destinados à limpeza, como desinfetantes, desodorizantes e bactericidas, já que os problemas de contaminação dos ambientes, mau cheiro e infestação de insetos ficam resolvidos.

A biorremediação é um recurso importante para a descontaminação sustentável de áreas rurais. Venha conhecer mais sobre esse assunto tão importante!