Biocarvão

Biocarvão

O método de produção utilizado é o de Carbonização ou Pirólise, que representa o método mais eficientes para a produção de bio-carvão.

A carbonização é um processo térmoquimico onde, atravez de elevada temperatura e na ausência de oxigênio, os resíduos carbonizam sem que haja a combustão dos mesmos. As matérias-primas são carbonizadas ou pirolisadas, produzindo bio-carvão ou carvão vegetal em um ambiente de alta temperatura e anaeróbico com auto valor calorífico.

A importância do ambiente anaeróbio é que na ausência de oxigênio não ocorre combustão e sim carbonização. 

O BIOCARVÃO TEM VÁRIAS APLICAÇÕES POSSÍVEIS

O biocarvão é considerado uma forma de biochar, que é um termo mais amplo que engloba todos os materiais carbonizados produzidos a partir de biomassa. O desenvolvimento e a utilização do biocarvão têm recebido atenção crescente devido ao seu potencial para melhorar a sustentabilidade agrícola, mitigar as mudanças climáticas e fornecer soluções para questões relacionadas à gestão de resíduos e conservação do solo.

Melhoria do solo

O biocarvão pode ser misturado ao solo para melhorar suas propriedades físicas, químicas e biológicas. Ele pode aumentar a retenção de água no solo, fornecer nutrientes às plantas, promover a atividade microbiana benéfica e reduzir a lixiviação de nutrientes.

Armazenamento de carbono

Como o biocarvão é composto principalmente de carbono estável, pode ser utilizado como uma forma de armazenamento de carbono a longo prazo no solo, ajudando a mitigar as mudanças climáticas ao sequestrar carbono da atmosfera.

Filtragem de água e tratamento de resíduos:

O biocarvão pode ser usado como meio de filtragem para remover contaminantes da água, como metais pesados e produtos químicos orgânicos e para tratar efluentes industriais ou resíduos agrícolas.

Produção de energia

Em algumas situações, o biocarvão pode ser usado como um combustível sólido para geração de calor ou energia, embora seu uso como combustível ainda seja limitado em comparação com outras formas de biomassa.

Biocarvão atravez da carbonização

Matérias primas disponíveis para a máquina de fazer Bio-Carvão

TECNOLOGIA NA CONVERSÃO DE LIXO EM ENERGIA 

materia orgânica carbonização

1. Todos os resíduos orgânicos da natureza;

resíduos biomassa macroambiental

2. Resíduos de biomassa (lascas de madeira, galhos, serragem, bambu, etc); resíduos agrícolas (cascas de arroz , coco,  palmeira, oliva, café, palhas, bagaço, etc);

lixo de cozinha em carvão

3. Lixo de cozinha (principalmente cascas de frutas); desperdício animal; etc .;


resíduos sólidos urbanos para carbonização macroambiental

4. Resíduos sólidos urbanos; (originários de atividades domésticas em residências urbanas e da varrição, limpeza de logradouros, vias públicas e  de limpeza urbana


Matéria orgânica e seus resultados após a carbonização

Biocarvão 

biocarvão.pirólise.macroambiental

O uso de biocarvão está sendo cada vez mais explorado como uma estratégia sustentável para melhorar a saúde do solo, mitigar as mudanças climáticas e promover a gestão de resíduos orgânicos.